(62) 99402-8419

Correio Popular

Notícias, vídeos e podcasts

Governo de Goiás fortalece macrorregiões de Saúde com visita à Região Serra da Mesa

Fotos: Marco Monteiro/SES-GO
Fotos: Marco Monteiro/SES-GO

Secretário Sérgio Vencio e equipe participam de reunião da Comissão Intergestores Macrorregional no HCN, em Uruaçu, visitam prefeitura, sede da Regional de Saúde e rádio local, como parte importante das ações de regionalização

O fortalecimento das macrorregiões da Saúde foi um dos objetivos da agenda do Secretário de Estado da Saúde, em Uruaçu, município da Região de Saúde Serra da Mesa – Macrorregião Centro-Norte, nesta quinta-feira (10/08). Além de participar de reunião da Comissão Intergestores Macrorregional (CIM), o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a secretária adjunta Anamaria de Sousa Arruda, e o subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde Luciano de Moura, visitaram o prefeito, Valmir Pedro e o secretário municipal de Saúde, Josimar Nogueira. Também compareceram a entrevistas nas rádios Nova Era FM e Uruaçu FM.

Em reunião da CIM, realizada no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), o secretário participou do encontro da instância colegiada de articulação, negociação e pactuação, com os gestores municipais e gestores estaduais da Macrorregião de Saúde. O secretário destacou a importância do HCN na rede estadual de saúde e falou sobre os objetivos da visita ao município.

“Saio daqui encantado com o que tem sido feito no HCN, e também viemos fazer uma visita à nossa regional. Uruaçu, hoje, é sede da Macrorregional de Saúde Centro-Norte, que engloba 60 municípios, e dentro desse plano de regionalização da saúde estabelecido pelo governador Caiado, nós vamos fortalecer as macrorregionais”, afirmou.

Sérgio Vencio informou que Goiás tem 18 regionais de saúde, que continuarão com autonomia, e acrescentou que as macrorregionais passam a ter papel muito mais importante como executor do planejamento estratégico do governo em cada região. “Porque é muito diferente eu falar de saúde aqui no Centro-Norte do que na região Centro-Oeste. Cada região tem suas características”, pontuou.

Com investimento estadual de R$ 117 milhões e inaugurado em março de 2021 como hospital de campanha, o HCN foi a oitava unidade com esse perfil no Estado. Após o período mais intenso da pandemia, o hospital passou a ter perfil assistencial especializado em média e alta complexidade.

Com 652 colaboradores diretos e 718 indiretos, a unidade conta com 283 leitos, dos quais 40 de Terapia Intensiva, e realizou 184.868 atendimentos humanizados à população da região norte goiana. Das 7.319 cirurgias realizadas, 50,4% são ortopédicas. E desde o início do ano passado, soma mais de 12 mil atendimentos em seu centro de oncologia, o primeiro da rede de saúde estadual.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp