(62) 99402-8419

Correio Popular

Notícias, vídeos e podcasts

Equipe Correio Popular participa de café da manhã com governador

IMG_2751
IMG_2751

O café da manhã com Ronaldo Caiado foi na manhã de quarta-feira (06/12), no Palácio das Esmeraldas(residência oficial do governador), na Praça Cívica, em Goiânia.

Além da equipe do Correio Popular, representantes de outros veículos de comunicação de várias cidades do interior de Goiás também participaram. 

Caiado pede ajuda de jornalistas para conscientizar sobre vírus que pode dar origem a nova  epidemia no Brasil 

Em discurso durante a confraternização com os profissionais da Imprensa, Caiado pediu ajuda para conscientizar a população do perigo que representa oressurgimento recente do sorotipo 3 do vírus da Dengueno Brasil – há mais de 15 anos o vírus não causa epidemias no país, o que provoca uma situação de baixa imunidade da população.

Esse ressurgimento fez acender o sinal de alerta quanto ao risco de uma nova epidemia. “Esse momento do El Niño,calor intenso e temporais, é muito propício para a Dengue.Não apenas nós goianos, mas todos nós brasileiros,podemos sofrer um dos momentos mais difíceis, de agora no final de ano até o mês de abril, que é a disseminação do sorotipo 3 que nós não tínhamos há muito tempo e com isso causando um processo que infelizmente pode levar a óbito. É por isso que eu peço a todos vocês da comunicação, por favor, peçam às pessoas para tomarem os devidos cuidados. Não tem uma ação de governo capaz,se o cidadão, na casa dele, não cuidar da água parada, da caixa d’água que não tem tampa, daquele vaso. É um foco que é difícil de você conseguir combater na extensão territorial do Estado de Goiás”, pediu o governador.

Saiba mais sobre o vírus 

Um estudo da Fiocruz, coordenado pela Fiocruz Amazônia e pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apresenta a caracterização genética dos vírus referentes a quatro casos da infecção registrados este ano, em Roraima, na região Norte, e no Paraná, no Sul do país. A circulação de um sorotipo há tanto tempo ausente preocupa os especialistas.

O vírus da dengue possui quatro sorotipos. A infecção por um deles gera imunidade contra o mesmo sorotipo, mas é possível contrair dengue novamente se houver contato com um sorotipo diferente. O risco de uma epidemia com o retorno do sorotipo 3 ocorre por causa da baixa imunidade da população, uma vez que poucas pessoas contraíram esse vírus desde as últimas epidemias registradas no começo dos anos 2000. Existe ainda o perigo da dengue grave, que ocorre com mais frequência em pessoas que já tiveram a doença e são infectadas novamente, por outro sorotipo.

Equipe do Correio Popular e de outros veículos da Região Norte
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp