(62) 99402-8419

Correio Popular

Notícias, vídeos e podcasts

Devotos de Uruaçu ganham Centro de Apoio aos Romeiros

Muquém abriga uma das maiores romarias do Brasil
Muquém abriga uma das maiores romarias do Brasil

O Centro de Apoio aos Romeiros de Uruaçu (Caru) foi inaugurado na noite de ontem (domingo, 30/07), na Go-237, rodovia que liga Uruaçu à Niquelândia.

O local foi preparado pela Prefeitura Uruaçu para receber os devotos de Nossa Senhora D’Abadia que irão participar da Romaria do Muquém, em Niquelândia, especialmente os que vão à pé, uma tradição que atravessa gerações. O prefeito Valmir Pedro explicou que o Caru oferece espaço para descanso, alimentação e assistência aos peregrinos do Santuário do Muquém, assegurando que cada passo da jornada seja acompanhado de cuidado e segurança.

A Romaria do Muquém é realizada todos os anos entre os dias cinco e 15 de agosto e reúne cerca de 100 mil pessoas no distrito. A programação da Igreja Católica conta com missas, batizados, casamentos e procissão em louvor a Nossa Senhora D’ Abadia. 

Muitos romeiros fazem o percurso à pé para pagar promessas por graças recebidas. Os peregrinos de Uruaçu caminham mais de 120 quilômetros até o Santuário de Muquém, mas tem gente que cumpre uma jornada muito maior, os fiéis vêm de todos os cantos do Brasil.

Além das celebrações religiosas, durante a romaria o comércio também fica aquecido, há vendas de comidas típicas, artigos religiosos, roupas e artesanatos.

Romeiros já contam com apoio na caminhada até o Muquém (foto: Valdimir Júnior)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp