O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera este tipo de conduta, uma infração gravíssima, pois expõe a vida das pessoas a um grande risco de morte
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um motorista transportando cinco passageiros em reboque, na BR-153, em Uruaçu, na noite desta segunda-feira (24). O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera este tipo de conduta, uma infração gravíssima, pois expõe a vida das pessoas a um grande risco de morte.
Uma equipe da PRF estava fazendo ronda na BR-153 quando avistou um VW Parati rebocando uma carretinha, como é mais conhecida, com cinco passageiros em seu interior, carregada de bagagens de material de acampamento e pescaria. O grupo, composto de 10 pessoas, voltava de uma pescaria na zona rural de Campinorte para Goianésia.
O motorista, que é inabilitado, foi autuado por transportar passageiros em compartimento de carga, veículos não licenciados, placas ilegíveis e ainda defeito no sistema de iluminação do reboque, já que as luzes de seta e freio não funcionavam.
Perigo constante– Os riscos de acidentes nesse tipo de transporte são muito elevados, pois um defeito no engate pode fazer com que a carretinha se desprenda do veículo, deixando os ocupantes bastante vulneráveis à ferimentos graves ou a morte. Um outro fato encontrado que poderia agravar o cenário foi o defeito na iluminação do reboque. Como as luzes de freio não funcionavam, os riscos de sofrer uma colisão traseira eram grandes; o que elevaria ainda mais o perigo para os cinco passageiros.
O veículo foi retido e os passageiros seguiram viagem em um carro regular.
Polícia Rodoviária Federal
Núcleo de Comunicação Social