(62) 99402-8419

Correio Popular

Notícias, vídeos e podcasts

No Dia Nacional da Saúde, SES alerta sobre prevenção

Dia Nacional da Saúde: alerta para importância da prevenção e da atenção primária (Foto: Divulgação SES)
Dia Nacional da Saúde: alerta para importância da prevenção e da atenção primária (Foto: Divulgação SES)

A conscientização sobre a importância da prevenção e atenção primária é fundamental no cenário em que 20% dos brasileiros são diagnosticados com hipertensão (10% sendo diabéticos) e o envelhecimento da população segue ritmo crescente.

“Os serviços de saúde prestados pelos municípios são essenciais para prevenir doenças e evitar futuras complicações, especialmente em enfermidades fáceis de se diagnosticar, como diabetes”, ressaltou o secretário Sérgio Vencio.

DIA NACIONAL DA SAÚDE

Médico endocrinologista, ele destacou que existem cerca de 700 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, sendo que 50% não sabem que possuem a doença e são diagnosticadas quando já ocorreram complicações.

Por isso, como explica, apenas 15% dos recursos destinados ao tratamento de diabetes é para prevenção – consulta e exames – e 85% são destinados ao tratamento de complicações.

“Nosso desafio é que as pessoas se cuidem e por isso é preciso esse alerta para que elas procurem o posto de saúde, façam o seu exame de diabetes o quanto antes, e caso estejam com a glicose alterada, realizem o tratamento adequado”, alertou Vencio.

Apesar da atenção primária ser de responsabilidade dos municípios, o Estado fortalece essa área com a regionalização, pelas policlínicas e pelo Centro de Especialidade de Atenção em Diabetes, do Hospital Alberto Rassi (HGG).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp