(62) 99402-8419

Correio Popular

Notícias, vídeos e podcasts

5 R’s da Sustentabilidade convida população de Uruaçu a repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar

O mais recente programa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Uruaçu , “5 R’s da Sustentabilidade” foi apresentado recentemente à população da cidade. Como o próprio nome sugere, são cinco objetivos que ajudam a repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, colocando em prática ações que contribuem para um ambiente mais saudável e uma sociedade mais consciente. Ministério Público, Usina Hidrelétrica de Furnas, Instituto Federal de Goiás – Câmpus Uruaçu – e Conselho Municipal de Meio Ambiente são apoiadores da iniciativa.
“Estamos empolgados em compartilhar este Programa de Educação Ambiental, uma iniciativa que visa promover a conscientização, a reeducação ambiental e soluções práticas para nosso meio ambiente. Cada um de nós desempenha um papel importante nessa jornada. Vamos juntos repensar nossos hábitos, recusar o desperdício, reduzir o consumo excessivo, reutilizar o que pudermos e reciclar para um mundo melhor. Em breve será implementado a coleta seletiva em nossa cidade”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Pacheco.
Sobre o programa
Os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras; repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Repensar: Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente. Devemos repensar, por exemplo, nosso consumo e como fazemos o descarte dos nossos resíduos. Repensar é o início dessa mudança.
Recusar: Chama-se a atenção para o consumismo — a aquisição de bens que não são necessários — e também para que sejamos críticos em relação ao que consumimos. Devemos pensar em adquirir apenas aquilo que realmente necessitamos e, de preferência, de empresas preocupadas com o meio ambiente.
Reduzir: Se diz a respeito, principalmente, ao nosso comportamento consumista. “Eu preciso realmente disso?” Faça essa pergunta sempre que for adquirir um novo produto. Além disso, reduzir significa poupar. Devemos saber economizar quando o assunto são os nossos recursos naturais. Esse é o caso, por exemplo, da água potável, que é, muitas vezes, utilizada de maneira indiscriminada.
Reutilizar: É possível utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados. Algumas embalagens podem ser reaproveitadas ou mesmo utilizadas para outras finalidades.
Reciclar: Trata-se do reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto. Reciclar é importante, pois ajuda a reduzir a quantidade de lixo gerado e também reduz a utilização dos nossos recursos naturais. Entre os materiais que podem ser reciclados estão: o papel, o plástico e o alumínio.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp