(62) 99402-8419

Correio Popular

Notícias, vídeos e podcasts

Serra da Mesa volta a subir e anima moradores das cidades banhadas pelo lago

Lago Serra da Mesa
Lago Serra da Mesa

A notícia é excelente para moradores dos municípiosbanhados pelo Serra da Mesa e também para os turistasque frequentam o lago, o nível de água voltou a subir e o reservatório já registra volume útil de 64,59% da sua capacidade total. Nas últimas horas, a afluência, ou seja, a quantidade de água que entrou no lago foi de 1.996,24metros cúbicos por segundo, enquanto que a defluência, quantidade de água que saiu foi de 943 metros cúbicos por segundo.

O grande volume de água do Serra da Mesa se dá pelo cenário tranquilo pelo qual o setor energético do Brasil passa nesse momento e principalmente pelo grande volume de chuva registrado nos últimos dias na região. Somente em Uruaçu, choveu mais de 140 mililitros em apenas sete dias, segundo dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás.

Caminhando para o nível máximo 

Em 2023, o Serra da Mesa alcançou o maior volume de água desde a sua construção, em 1998, quase 80% da capacidade total do reservatório. As previsões da Hidrelétrica Furnas para este ano são ainda melhores, a expectativa é de que o Lago Serra da Mesa possa chegar a 100% da sua capacidade, em meados de abril.

As notícias referentes ao reservatório nem sempre foram animadoras assim; um dos piores períodos de seca foi registrado em 2017, quando o volume d’águado Serra da Mesa caiu para 6,15% da sua capacidade total, fazendo com que o lago quase desaparecesse. 

Por: Sybelle Angela (com informações da Agência Nacional de Águas)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp