(62) 99402-8419

Correio Popular

Notícias, vídeos e podcasts

Serra da Mesa deverá atingir 100% da capacidade em 2024

Praia da Generosa em Uruaçu
Praia da Generosa em Uruaçu

O Lago Serra da Mesa está com 69,75% da sua capacidade total de armazenamento de água. Os dados foram atualizados no último dia sete pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pela programação energética das unidades geradoras brasileiras. Este volume de água está cerca de 20% maior que o mesmo período do ano passado.

Volume de água deverá chegar a 100%

Em um cenário bem mais animador que o de outras épocas, o reservatório atingiu em 2023 o maior nível desde a sua construção, em 1998, chegando a quase 80% da sua capacidade total. As previsões para 2024 da Hidrelétrica Furnas, operadora em Serra da Mesa, são ainda melhores; entre março e abril do ano que vem o reservatório deverá atingir 100% da sua cota, ou seja, 54,4 bilhões de metros cúbicos de água.

Nem sempre foi assim, o reservatório com maior capacidade de armazenamento do setor elétrico brasileiro já enfrentou muitas oscilações, passando por momentos críticos. Em 2001, o volume d’água do lago caiu para 8% da capacidade total, e em 2017 ficou com apenas 6,15%.

A cheia prevista para o ano que vem atende a outras funções do empreendimento, que além de gerar energia elétrica deve ajudar a fomentar o turismo local e a garantir fontes de renda para comunidades ribeirinhas de Uruaçu, Niquelândia, Minaçu, Colinas do Sul, Campinaçu e Campinorte, municípios banhados pelo Serra da Mesa.

Por: Sybelle Angela/jornalista

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp