(62) 99402-8419

Correio Popular

Notícias, vídeos e podcasts

Novembro Azul: muito além da prevenção do câncer de próstata

Testagens rápidas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) serão um dos serviços de saúde oferecidos durante Campanha Novembro Azul (Foto: Iron Braz)
Testagens rápidas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) serão um dos serviços de saúde oferecidos durante Campanha Novembro Azul (Foto: Iron Braz)

Para ampliar os cuidados com a saúde masculina, a Secretaria da Saúde de Goiás (SES) realiza uma série de atividades durante a Campanha Novembro Azul. Além das medidas voltadas à prevenção do câncer de próstata, serão realizadas testagens de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Ações vão distribuir ainda preservativos, imunização, aferição de pressão e testes de glicemia, ‘lives’ sobre diabetes com profissionais de saúde, entre outros. A programação segue orientação do Ministério da Saúde.

NOVEMBRO AZUL

“Nós sabemos que o homem, por questões culturais, não tem o hábito de procurar os serviços de saúde para prevenção”, explica a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos. “Quando vai ao médico, os casos de várias doenças já estão agravados e por isso queremos, durante o Novembro Azul, levar mais serviços a ele.”

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar do aumento da expectativa de vida, os homens ainda vivem 7,1 anos a menos que as mulheres no estado. De 2017 a 2021, foram registrados 134.601 mortes de homens com idade acima de 20 anos.

Desse total, 22,66% ocorreram por doenças do aparelho circulatório e 18,36% por causas externas, como acidentes, homicídios, entre outros. Já o câncer de próstata registrou 14,8 mil casos de 2020 a 2023.

CALENDÁRIO DE AÇÕES:

  • 14/11 – Dia D do Novembro Azul – convocação de todas as unidades estaduais para realização de ações de orientação sobre atenção integral à saúde dos homens
  • 16/11 – ‘Live’ sobre Diabetes com profissionais da saúde dos municípios (Suvisa)
  • 23/11 – Estações de saúde na Ceasa, para visitantes e feirantes, com atendimentos de saúde bucal, testagem de ISTs, distribuição de preservativos e imunização
  • 30/11 – Encerramento da campanha, durante Encontro Estadual de Promoção à Saúde Bem Viver no Território, com debate sobre masculinidade saudável e saúde mental dos homens

Editado por Kattia Barreto via Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp