Nota da Lundin Mining para a imprensa

Diante da importância de mantermos um diálogo aberto e transparente com nossa comunidade e as diversas partes interessadas, a Lundin Mining deseja proativamente esclarecer alguns pontos que recentemente foram expostos nas redes sociais.

Recebemos relatos de moradores das comunidades, referentes a preocupações com a qualidade da água do Rio dos Bois e a eventos de mortalidade de peixes. Valorizando essas observações e entendendo a importância de esclarecer quaisquer dúvidas, ressaltamos inicialmente que não realizamos descarte de produtos químicos do nosso processo produtivo no Rio dos Bois.

É importante contextualizar que episódios de mortandade de peixes ocorrem com frequência em córregos e rios em todo o estado, especialmente após as primeiras chuvas. Estes eventos estão relacionados à baixa disponibilidade de oxigênio e ao aumento da concentração de matéria orgânica devido ao escoamento do solo em áreas descobertas, como campos e pastagens.

A Lundin Mining opera em estrito cumprimento às normas ambientais, evidenciando nosso compromisso com uma atuação responsável e sustentável. Mantemos rigorosos sistemas de controle e monitoramento frequente da qualidade da água, realizado por laboratórios especializados. Vale destacar que operamos sob licenças e autorizações válidas, confirmado por constantes fiscalizações do órgão regulador competente.

Nosso comprometimento é demonstrado por diversos programas de gestão e monitoramento. Um exemplo é o Programa de Gerenciamento de Recursos Hídricos – PGRH, que se encarrega da análise da qualidade das águas superficiais e subterrâneas em diferentes locais, incluindo rios, córregos e poços de monitoramento, além de verificar a potabilidade da água em nossas instalações.

A Lundin Mining reitera seu compromisso com a transparência, a integridade e o bem-estar da comunidade e do meio ambiente, e permanece à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Baixar comunicado na Íntegra

Categorias

Publicidade
Publicidade

Outras notícias