O ex-prefeito de Uruaçu, Luiz Lourenço Moreira (Luiz Pauferro) morreu na madrugada de segunda-feira (05/08), às vésperas do seu aniversário de 81 anos, que seria no próximo dia 10, depois de se envolver em um trágico acidente de carro GO-530, no trecho que liga Aruanã à Araguapaz. A camionete que ele dirigia, uma Hilux SW4, bateu de frente com um Volkswagen Gol e os dois veículos acabaram pegando fogo. Luiz Pauferro, que viajava com a esposa Sonia Martins Moraes, 52 anos, chegou a ser levado para o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), mas não resistiu e morreu em decorrência de parada cardíaca. A mulher do ex-prefeito não corre risco de morte, mas segue internada em Goiânia onde passou por várias cirurgias, devido as múltiplas fraturas sofridas na coluna, braço e em outros membros. O condutor do Gol, Claudinei Luciano, que não teve a idade divulgada, ficou preso às ferragens e morreu carbonizado no local da batida.
Pauferro fez história
Luiz Pauferro tem uma legião de fãs em Uruaçu. São pessoas que reconhecem o trabalho do ex-prefeito e muitas que foram beneficiadas com a ação solidária do então empresário. Fundador da primeira emissora de rádio de Uruaçu – Rádio Educadora – na década de 1970, Pauferro também já foi empresário em outros ramos, gerando emprego e renda à população. Aliás, o apelido vem de uma de suas primeiras atividades comerciais, a extração e venda de madeiras. Também era criador de gado, e passou anos distribuindo carne à população mais carente do município.
Luiz Pauferro se tornou prefeito da cidade no final da década de 1980 e se destacou com investimentos que naquela ocasião, Uruaçu jamais tinha recebido. Com uma visão sempre à frente do seu tempo, deu trafegabilidade à cidade, abrindo, duplicando e pavimentando ruas, avenidas e estradas; Construiu o prédio que ainda hoje é o mais importante da cidade e que abriga o Instituto Federal de Goiás (IFG); levou transporte, pontes e muitas outras melhorias à zona rural; doou casas populares construídas com seus próprios recursos, dando origem a setores como o Vale do Sol; canalizou o córrego Machombombo, que à época trasbordava e inundava o centro da cidade; abriu novas creches e escolas; fez o melhor carnaval de rua que Uruaçu já teve; apoiou eventos importantes como a Exposição Agropecuária.
Últimos dias de vida
Amigos e familiares de Luiz Pauferro relataram que ele estava muito feliz nos últimos dias; passeava com a esposa na região turística onde gravou muitos vídeos e tirou fotos. O acidente aconteceu quando o casal se deslocava a uma cidade vizinha para fazer compras.
O velório do político será realizado na terça-feira (06/08) pela manhã, no Cemitério Memorial Park, em Goiânia. O sepultamento está marcado para o mesmo dia, no período da tarde.