Cientistas apontam dica simples para ajudar no controle da pressão

Fazer uma alteração simples na dieta pode ajudar a controlar a pressão arterial e a evitar doenças cardiovasculares

Uma pesquisa publicada no periódico científico BMC Medicine, nesta quinta-feira (22/8), sugere que substituir o leite de vaca por opções vegetais traz vantagens para a prevenção de doenças cardiovasculares, pressão alta e osteoporose. Os leites vegetais são bastante consumidos pelos adeptos da dieta vegana e por pessoas com intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite. As bebidas vegetais são excelentes fontes de fibras e minerais e, entre as opções disponíveis, estão os leites de soja, coco, aveia, castanhas, arroz e inhame.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto, do Canadá. Analisando 17 trabalhos anteriores, que envolveram ao menos 500 voluntários, eles avaliaram os efeitos da substituição do leite de vaca pelo leite de soja.

As pesquisas anteriores tiveram uma duração média de quatro semanas e o consumo médio dos voluntários era de 500 ml de leite diariamente, seja de origem láctea ou de soja. Ao analisar as informações de saúde dos voluntários, os pesquisadores repararam que os leites vegetais apresentaram vantagens quando analisados os indicadores de saúde relacionados às doenças cardiovasculares e o nível de inflamação do corpo.

Os voluntários que adotaram a opção vegetal também apresentaram melhor controle de pressão arterial.

Os pesquisadores também observaram que, em média, o teor total de açúcar nos leites vegetais era, aproximadamente, 60% menor do que no leite de vaca nos ensaios analisados.

“Evidências atuais fornecem uma boa indicação de que substituir o leite de vaca por leite de soja pode resultar em vantagens com reduções pequenas a moderadas para lipídios sanguíneos (gorduras), pressão alta e inflamação em adultos”, disseram os autores no artigo.

Os cientistas sugerem a realização de estudos mais amplos para consolidar as evidências.

Fonte: Ravenna Alves/Metrópoles

Categorias

Publicidade
Publicidade

Outras notícias