Projeto busca incentivar as crianças a se divertirem sem as telas, com livros, brinquedos educativos e oficinas de contação de histórias
O projeto “Brinquedoteca – Construindo Cultura” chega às escolas de Mara Rosa e Amaralina, em Goiás. A ação irá contemplar a entrega de estruturas de uma brinquedoteca, recheada de brinquedos e livros infantis, além da realização de oficinas de contação de histórias.
(Continua após as imagens)



O projeto tem como objetivo levar uma estrutura móvel equipada com livros e brinquedos educativos para diversas regiões do Brasil. Além de disponibilizar esse acervo cultural, a iniciativa promove sessões de contação de histórias e atividades artísticas interativas. Destinado a crianças de 6 a 10 anos, o projeto disponibiliza todos os recursos gratuitamente. (Continua após a imagem)
A iniciativa visa promover o desenvolvimento saudável das crianças por meio de estímulos sensoriais e cognitivos, utilizando a contação de histórias e a disponibilização de uma biblioteca móvel com um acervo enriquecedor. Além disso, incentiva a leitura, contribuindo para o letramento, a criatividade e a autonomia infantil. Também oferece suporte a professores e educadores, fornecendo recursos para dar continuidade às atividades, criando oportunidades de aprendizado longe das telas e mais próximas de experiências interativas e intuitivas.
Os temas trabalhados incluem a importância do cuidado e do desenvolvimento integral na infância, o fortalecimento dos espaços de aprendizado por meio da estrutura e do acervo disponibilizados e o estímulo à leitura como ferramenta para o letramento e a criatividade.
Viabilizado via Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Brinquedoteca – Construindo Cultura” tem a produção da Cia ODU, com patrocínio da Hochschild Mining Brasil e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal Reconstrução e União.
(Continua após as imagens)



“Ao promover o projeto ‘Brinquedoteca – Construindo Cultura’, a Hochschild Mining Brasil leva a instituições de ensino de Mara Rosa e Amaralina atividades educacionais que acreditamos serem capazes de promover um impacto positivo e transformador na jornada de aprendizado. Esta iniciativa soma-se às diversas ações culturais e educacionais que realizamos nos últimos anos, desde a chegada da empresa ao Brasil. Além disso, evidencia o compromisso em promover nossas atividades sempre com um olhar atento ao desenvolvimento da comunidade da qual somos parte”, comenta Edson Del Moro, Country Manager da Hochschild Brasil.
Hochschild Mining Brasil: A Hochschild Mining PLC é uma empresa multinacional do setor de mineração, listada na Bolsa de Valores de Londres, com mais de 100 anos de tradição e líder em metais preciosos. Tem como foco a exploração, mineração, processamento e venda de ouro e prata, com suas minas em operação localizadas nas Américas (Peru, Brasil e Argentina). No Brasil, tem como ativo a Unidade Mara Rosa, no norte de Goiás, uma mina a céu aberto, com vida útil inicial estimada em 10 anos, e que está em operação desde 2024.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.