Brasil será o primeiro pais a ter “modo ladrão” no celular

O Brasil está prestes a inaugurar uma nova tecnologia e será o pioneiro na implementação de um recurso que promete dificultar a vida de criminosos, o “modo ladrão” no Android, que bloqueia a tela do celular ao identificar que o aparelho foi arrancado de alguém abruptamente.
Utilizando inteligência artificial em conjunto com o acelerômetro, o próprio celular detectará tentativas de roubo e bloqueará instantaneamente a tela, exigindo senha para ser reativado.

O sensor integrado também é capaz de discernir entre diferentes tipos de fugas do ladrão, como a pé, de bicicleta, de moto e de carro, exibindo uma mensagem de alerta ao usuário e bloqueando o dispositivo automaticamente em caso de suspeita de roubo.
O avanço tecnológico, desenvolvido pelo Google, vai funcionar em aparelhos mais novos, que utilizam sistema Android 10 ou superior. A medida visa proteger os dados dos usuários e desencorajar a prática desse tipo de crime.

O anúncio da nova tecnologia foi feito no Google For Brasil 2024, realizado na última terça-feira, em São Paulo. A empresa também anunciou o bloqueio de dispositivo offline, que passa a bloquear a tela do smartphone automaticamente, caso ele fique por muito tempo sem acesso à internet. Isso para evitar que criminosos tentem desconectar o aparelho da internet para não serem localizados.

Categorias

Publicidade
Publicidade

Outras notícias