Desde o lançamento em novembro de 2023, o aplicativo Minha Vaga!, uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada, tem se destacado como uma poderosa ferramenta de conexão entre empregadores e trabalhadores em todo o estado.
O aplicativo disponibilizou um total de 10.359 vagas de emprego, principalmente nos setores de comércio e serviços, com 823 empresas cadastradas em 34 municípios goianos.
“Estamos levando o emprego na mão do trabalhador, que não tem necessidade de sair de casa para se candidatar a uma vaga. Ao criar essa ferramenta, nosso foco era o trabalhador vulnerável com dificuldade de pagar o deslocamento para procurar emprego”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.
Segundo ele, com o app funcionando, o governo está atendendo da pequena à grande empresa, oferecendo vagas com todo tipo de perfil e remuneração.
O aplicativo possui 10.475 trabalhadores cadastrados, que somam 22.668 candidaturas. Entre eles, está Paulo Reis. Há seis anos sem trabalhar com carteira assinada, ele se candidatou para a vaga de gerente em um restaurante de Goiânia.
“Fiz a inscrição no aplicativo, consegui uma entrevista no segundo dia e no quarto dia eu já estava trabalhando”, conta Paulo, que vai voltar ao app Minha Vaga!, mas agora para realizar contratações para o caixa e atendimento.
A responsável pela contratação foi a assistente de Recursos Humanos do restaurante, Carmem Lúcia da Silva. Ela conta que ficou sabendo do aplicativo pela imprensa e realizou várias contratações por meio dele.
“Quando eu divulgo vagas pelo aplicativo, aparecem muitos candidatos. As pessoas que contratamos estão se saindo muito bem”, afirma Carmem. “Dá pra fazer a entrevista de emprego com o candidato através da ferramenta e ligar para tirar dúvidas”, diz.
REDE INDICA
Para utilizar o Minha Vaga!, basta baixar o aplicativo gratuito nas lojas iOS e Android. Já as empresas interessadas em ofertar vagas de emprego precisam acessar o site redeindica.go.gov.br e fazer o cadastro.
Na plataforma, é possível ter acesso às candidaturas, currículos e contatos dos candidatos. Ainda, é obrigatório informar o encerramento da vaga, seja por preenchimento ou desistência, para que o CNPJ continue liberado no sistema.
Editado por Hosana Alves via Secretaria da Retomada – Governo de Goiás