A investigação também apura se o perfil Fogo Cruzado Uruaçu foi beneficiado com recursos públicos durante a gestão do ex-prefeito Valmir Pedro, o que pode configurar crime de improbidade administrativa
O Ministério Público de Uruaçu determinou a abertura de investigação criminal e administrativa contra o perfil no Instagram intitulado Fogo Cruzado Uruaçu, após a publicação de conteúdos considerados ofensivos à honra da superintendente municipal de Trânsito, Maria Marina Rodrigues Curado, e dos servidores da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). A investigação, no entanto, vai além de possíveis crimes contra a honra e levanta fortes indícios de improbidade administrativa, com possíveis ligações do perfil Fogo Cruzado Uruaçu ao ex-prefeito Valmir Pedro.
Entre as suspeitas está a de que o perfil teria sido beneficiado com recursos públicos durante a gestão do ex-prefeito, configurando, em tese, uso irregular de dinheiro público para favorecer interesses pessoais e políticos.

O Correio Popular teve acesso a documentos que reforçam a ligação entre o ex-prefeito e o perfil investigado. Entre as evidências, estão registros que mostram que a conta no Instagram do perfil Fogo Cruzado Uruaçu está associada a um número de telefone vinculado à ex-primeira-dama Anne Lígia dos Santos França. Além disso, foi identificado o aluguel de um veículo – plotado com a logomarca do Fogo Cruzado Uruaçu – formalizado em nome do ex-prefeito.
A investigação inicial começou após a veiculação de uma publicação no perfil Fogo Cruzado Uruaçu, com o título “Uruaçu – Meta de R$ 1 milhão por mês em multas?”. O conteúdo, segundo o Ministério Público, extrapolou os limites da liberdade de expressão e da livre manifestação, sendo direcionado para macular a imagem da superintendente e dos agentes de trânsito.
Durante o curso da apuração, o ex-prefeito Valmir Pedro e o servidor municipal à época, Tiago Camargo de Carvalho, prestaram declarações à Polícia Civil.
À PC, Valmir Pedro afirmou não ser proprietário do perfil Fogo Cruzado Uruaçu, alegando que este seria administrado por Tiago Camargo, conhecido como “Thiaguinho”. Disse ainda que o número de telefone vinculado ao nome de sua esposa, Anne Lígia, não pertence a ela. Segundo o ex-prefeito, o perfil Fogo Cruzado Uruaçu foi criado por um grupo de amigos com o objetivo de rebater supostas “fake news” publicadas por perfis ligados a adversários políticos.
Já o servidor Tiago Camargo de Carvalho confirmou à Polícia Civil ser o proprietário do perfil Fogo Cruzado Uruaçu e o responsável pelas publicações. Ele declarou que administra o conteúdo e que outras pessoas apenas o auxiliam, sempre com sua autorização.
Com o reforço das declarações dos envolvidos e dos documentos juntados, as investigações buscam apurar se a conta no Instagram foi utilizada como instrumento político, alimentado com recursos públicos durante a administração do ex-prefeito Valmir Pedro, e se funciona como ferramenta de ataque político e de manipulação midiática.
Caso as suspeitas sejam confirmadas, os responsáveis poderão responder não apenas por crimes contra a honra, mas também por atos de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e violação dos princípios da administração pública. A investigação segue em andamento, inclusive com audiência preliminar com o ex-prefeito, Valmir Pedro, agendada para o dia 11 de novembro.