Na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, Uruaçu se uniu em um grande ato de conscientização e mobilização social com a realização da caminhada da campanha nacional “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. O evento, que teve concentração no Pássaro Grande (encontro daTocantins com a Coronel Gaspar) por volta das 7h30, seguiu em direção à Praça Castro Alves, reunindo estudantes, servidores públicos, instituições e membros da comunidade em uma só voz contra a violência infantil.
A campanha, que tem como marco o dia 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção integral da infância e da adolescência. Com o apoio da Prefeitura Municipal o evento reforça o compromisso da gestão com o bem-estar e o desenvolvimento seguro de meninos e meninas.
Conscientização
A primeira-dama do município, Márcia Pedrosa Machado, participou ativamente da caminhada e destacou a relevância da mobilização em um momento em que os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes têm aumentado em todo o país. “O Disque 100 registrou mais de 289 mil denúncias só no ano passado. Isso é alarmante. O filho é o maior bem que uma pessoa tem. Precisamos conscientizar os pais e toda a sociedade de que proteger as crianças é uma responsabilidade de todos nós”, afirmou.

Márcia enfatizou que a campanha não é apenas um evento pontual, mas parte de uma luta diária. “O ‘Faça Bonito’ é muito mais do que uma caminhada, é um chamado à ação contínua. Cada secretaria envolvida, cada escola participante, cada profissional que aqui esteve hoje, mostrou que, quando somamos esforços, fazemos um trabalho mais completo, mais humano”, declarou.
Ela também agradeceu aos parceiros e secretarias que se empenharam na realização do evento, como as secretarias de Educação – no âmbito municipal, que tem como titular a professora Eunice Faria e estadual, representada pela coordenadora regional Luciana Alves. Também receberam os agradecimentos o Colégio Polivalente, que abrilhantou o momento com a fanfarra e Secretaria Municipal de Saúde, além de outras instituições que colaboraram.
Delicadeza e cuidado
O símbolo da campanha é uma flor, que representa a delicadeza da infância e a necessidade de cuidados constantes para que as crianças possam florescer longe de qualquer tipo de violência. O evento também destacou a importância de educar as próprias crianças sobre seus direitos, seus corpos e os limites do toque, como forma de prevenção e empoderamento desde cedo.
Canal de denúncias
A Prefeitura de Uruaçu, por meio da equipe da Promoção Social, reforça que está de portas abertas para acolher, orientar e proteger. Casos de violência podem e devem ser denunciados de forma segura e anônima pelo Disque 100.









